A2F

Tel. +55 (11) 5508-1111

Rua Jaceru, 384, Cj 905

CEP: 04705-000 - Brooklin

São Paulo/SP - Brasil

Conecte-se

Oportunidades

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Ju Ferreira

Uma introdução à Transformação Digital - O que é e como você pode tirar proveito dela

Atualizado: 6 de Ago de 2019

No mundo corporativo, existe um jargão que, por vezes é incompreensível para muitos que estão de fora. Li, um dia desses, num e-mail: “vamos startar o delivery de um job disruptivo que vai demandar muita sinergia cliente-provider para alcançar o target proposto”. Não entendeu?? Pois é, confesso que eu também tive dificuldade.


O jargão é um termo técnico. Ele resume, em uma única palavra ou expressão, toda uma ideia. Normalmente é melhor compreendida por colegas de profissão, ou seja, existe o jargão “economês” usada pelos economistas, que é claramente diferente do “tecniquês” usado pelo pessoal da tecnologia de informação.


Mas de tempos em tempos surgem termos ou expressões que extrapolam o jargão e passam a ser entendidos e usados por todos da empresa (e até fora dela!). Foi assim com a Transformação Digital.


De acordo com quase todo guru de marketing ou tecnologia e quase todos os empreendedores bem-sucedidos, a transformação digital é um imperativo para o sucesso de qualquer negócio na nossa era.


“Tá, mas o que é transformação digital e como exatamente ela me impacta?” – é isso que queremos saber, certo? Então vamos lá.


O que é Transformação Digital?


Porque a transformação digital vai ter uma cara diferente em cada companhia, é difícil desenhar uma definição que se aplique para todos os tipos e tamanhos de empresas, em todos os segmentos do mercado. Mas, de forma geral, podemos dizer que a transformação digital é o processo de usar a tecnologia para criar novos (ou modificar os atuais) negócios, cultura e experiências para o cliente. Tudo isso para atender mudanças nos requerimentos do mercado.


Achou complicado? Vamos tentar outra definição: a transformação digital é a integração da tecnologia nas áreas da empresa, fundamentalmente mudando a forma que o negócio opera e entrega valor para os clientes.


O futurista e autor Greg Verdino, vai além e diz que a Transformação Digital aproxima o que os clientes digitais já esperam daquilo que os negócios analógicos na verdade entregam.


Na minha cabeça, a Transformação Digital é a arte de usar a tecnologia para agregar valor a cada interação com o cliente, não importando se essa interação se dará presencialmente ou por canal digital.


Quer dizer que a transformação digital tem a ver apenas com marketing? Trata-se do contato com o cliente e a sua experiência nessa relação? Não! A transformação digital abrange mudanças operacionais, de produto, de distribuição, de promoção, de parcerias... Enfim, toda a estratégia da empresa deve ser revista para atender à nova dinâmica do mercado.


David L. Rogers, o autor do livro “Digital Transformation Playbook”, fala em repensar o negócio para a era digital.


Nessa era, o que é realmente importante é usar a tecnologia para gerar mais valor para o nosso cliente, então a ideia é responder questões como: “como posso melhorar a eficiência do meu processo de entrega de mercadorias?”, ou “como posso facilitar a vida do meu cliente na hora de atender um chamado de suporte?”, ou ainda “como posso proporcionar uma melhor experiência, com mais personalização dos serviços, para o meu cliente de modo que ele possa comprar realmente algo que faça sentido para ele?”. Essas são apenas algumas dentre milhares de perguntas que as empresas podem se fazer na hora de buscar a transformação.


Trata-se também de uma mudança cultural, que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, busquem a experimentação e se acostumem com falhas. A ideia é buscar o aprendizado constante e não se acomodar com as conquistas do presente.


Qual o impacto da Transformação Digital?


A transformação digital não é um fenômeno isolado e não afeta somente a área de TI das empresas. Trata-se de uma mudança da sociedade como um todo, realmente é uma transformação mundial na maneira que fazemos negócios.


Como assim? Antes da popularização da internet, das redes sociais e da mobilidade com os aparelhos celulares, os consumidores dependiam da comunicação em massa, como por exemplo comerciais de televisão ou rádio para se informar sobre promoções ou mesmo para saber os valores de um item desejado. A outra opção para pesquisar preços e funcionalidades e comprar o produto ou serviço era ir fisicamente ao estabelecimento comercial. Hoje em dia, com poucos cliques, você pesquisa preços em várias lojas, conhece os prazos de entrega, considera as reclamações sobre o produto ou serviço em questão, conversa com outros clientes para entender sua experiência e fecha a compra. Tudo isso sem sair do sofá.


O fato é que hoje temos muito mais dados disponíveis. Assim, para fazer negócio com praticamente qualquer cliente, temos vários desafios: o primeiro é captar a atenção do consumidor, que está sendo bombardeado de solicitações, promoções, informações de todos os tipos. O segundo é a diferenciação: como minha proposta de valor se diferencia daquela dos meus concorrentes. O terceiro é proporcionar uma experiência memorável para o cliente, de preferência com integração de canais de comunicação e um excelente serviço de atendimento. E isso é só uma amostra dos desafios que toda empresa já está enfrentando. Ainda existem as questões de eficiência operacional, visibilidade, personalização e (claro!) redução de custos.


Ufa! Bastante coisa pra fazer. Mas não precisa se estressar. A jornada da transformação digital tem várias fases e esse novo modelo de negócio pode ser construído passo a passo.


Nos próximos artigos vou trazer outras peças do quebra-cabeça. Vamos enfrentar esse desafio juntos!



O que é transformação digital e como você pode tirar proveito dela




129 visualizações