• Marcela Dias

O que é PMO?

Atualizado: Mai 13

Toda empresa, independente do setor, lida constantemente com o desafio de atender ou superar as expectativas de seus clientes e é para atingir esse objetivo que surgem os projetos.


Atualmente a gestão de projetos é um tema recorrente nas corporações, mas algumas expressões utilizadas por especialistas desta área causam dúvidas. É o caso por exemplo da sigla PMO.


Para entendermos o que é o PMO (Project Management Office) ou Escritório de Gerenciamento de Projetos, é inevitável que saibamos primeiro o que é um projeto.


Não subestime essa explicação, entender esse conceito é fundamental para cumprir cada etapa e utilizar as técnicas envolvidas no gerenciamento de um projeto.


Projeto é um esforço temporário que entrega algo único. Você pode achar esse conceito muito subjetivo. O que quer dizer com temporário? O que seria esse entregável?


Quando me refiro a temporário, nada mais é do que ter início e fim, ou seja, finito. Em relação aos entregáveis, pode ser desde um produto ou serviço até mesmo um resultado.


Todos nós lidamos com projetos diariamente, mesmo aquelas pessoas que não são profissionais da área. A reforma de uma casa, a organização de um evento ou viagem, todas essas situações exigem um planejamento e um gerenciamento de atividades.

As ações geralmente são inconscientes, ou seja, as pessoas não reparam que estão cumprindo etapas e acabam não seguindo uma metodologia específica, agindo de forma intuitiva. Caso encarassem essas situações como projetos, poderiam obter mais sucesso e melhores resultados.


O mesmo acontece no mercado corporativo, de acordo com o Relatório CHAOS Standish, de 2009, 68% dos projetos não atingem as metas de tempo, custo ou escopo, ou seja, apenas 32% dos projetos são concluídos no prazo combinado, dentro do custo previsto e entregando valor (benefícios mensuráveis).Isso se dá por muitos fatores, mas o mesmo estudo aponta que adotar processos e metodologias de gerenciamento de projetos, aumenta significativamente as chances de sucesso, sendo possuir um PMO uma das três principais razões que impulsionam tal resultado.


Mas afinal o que é o PMO?


Escritório de Gerenciamento de Projetos, PMO ou simplesmente Escritório de Projetos, diferente do que alguns pensam não é uma pessoa, nem mesmo uma certificação. O escritório de projetos é um departamento que visa suportar as empresas e os gerentes de projetos, a fim de que haja uma padronização nos processos, com a adoção de modelos, políticas e metodologias maduras no gerenciamento integrado de projetos.


O PMO, também é responsável por acompanhar se os projetos estão alinhados com a estratégia empresarial e atingindo suas métricas de sucesso, apoiando assim as decisões de negócio e centralizando as boas práticas e lições aprendidas.


De acordo com o relatório Pulse of the Profession de 2016 do Project Management Institute (PMI), quase sete em dez organizações têm um PMO e esse número vem se mantendo pelos últimos cinco anos consecutivos.


Implantar um PMO, não é uma tarefa simples, exige apoio dos clientes internos, principalmente da alta cúpula, decisores e gerentes de projeto. Por não existir uma fórmula única, o escritório terá que entender as necessidades da corporação e baseado nas metodologias existentes, avaliar quais práticas melhor se encaixam nas aspirações da empresa.


Muitas instituições replicam um escritório de projetos ao invés de implantá-lo, ou seja, copiam quase que em sua totalidade o modelo de outras companhias, acarretando assim uma falta de conexão com os objetivos específicos da empresa que pretende adotá-lo.


Para que essa conexão aconteça o escritório terá que entender qual será o escopo dos serviços atendidos pelo departamento, definir as competências necessárias, obter fundos, fornecer treinamento aos profissionais envolvidos e ter o suporte dos clientes internos.


Como podemos perceber, o PMO traz uma grande vantagem competitiva para as empresas, uma vez que através de sua adoção, aumentam-se as chances de sucesso e rentabilidade dos projetos, os processos são aprimorados, permite-se uma gestão efetiva das lições aprendidas e da viabilidade de um projeto, além de orquestrar a comunicação de forma clara.


A A2F conta com um escritório de projetos, capaz de ajudar os nossos clientes com a adoção de boas práticas, metodologias e capacitação do time interno, além de possuir gerentes de projetos experientes para conduzir os projetos e todas as suas etapas. Quer saber mais? Nos contate através das redes sociais ou pelos nossos canais de atendimento.


68 visualizações

A2F

Tel. +55 (11) 5508-1111

Tel. +55 (11) 98155-9500

Rua Jaceru, 384, Cj 905

CEP: 04705-000 - Brooklin

São Paulo/SP - Brasil

Conecte-se

Oportunidades

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram