• Ju Ferreira

10 dicas de segurança para trabalhar em casa

Como está sendo essa quarentena para você?


Para quem está trabalhando em casa, parece que a rotina até deu uma complicada, agora temos mais reuniões e alinhamentos, além do trabalho efetivo que executamos. Isso porque, sem a proximidade física, fica cada vez mais necessária a formalização das ações, para evitar retrabalhos e otimizar processos.


Assim, com esse novo modelo de trabalho, agora mais que nunca estamos conectados e trafegando dados de clientes e da nossa empresa. Por isso é essencial cuidarmos da segurança da nossa informação, da nossa rede, dos nossos dispositivos.



Separamos aqui dez dicas para que você e sua empresa possam trabalhar em casa com segurança e tranquilidade:


1) Proteja-se contra e-mail maliciosos:


Sabe aqueles e-mails que parecem autênticos (normalmente “vindos” de bancos ou operadoras de celulares ou outras empresas sérias), mas não passam de uma fraude eletrônica que tem como objetivo “pescar” informações sigilosas como senhas, dados de cartões de crédito, dados pessoais? Todos nós temos recebido um volume crescente desse tipo de comunicação, e na correria do dia a dia, temos o risco de clicar e passar uma informação indevida.

Mas já existem ferramentas que ajudam a prevenir esse tipo de ataque e nós da A2F podemos ajuda-lo a implementar essa camada de proteção!


2) Proteja seu e-mail, sua rede, seus dispositivos:


Você possui algum método de proteção efetiva para garantir a privacidade na comunicação entre o colaborador e a empresa ou tudo trafega livremente na internet? Nossa recomendação é utilizar sempre uma VPN (Rede Privada Virtual), pois ela é uma ferramenta útil para proteger a conexão com a internet.

Se você ainda não usa uma VPN, fale com a A2F e resolvemos isso com você!


3) Proteja suas aplicações web:


Todos nossos sistemas e aplicativos estão disponíveis na web, e para proteger todo o seu tráfego de dados, é simples! Trabalhamos com uma ferramenta de segurança na nuvem, que previne e bloqueia os ataques cibernéticos às aplicações web em tempo real, preservando as operações e minimizando o risco de vazamento de informações estratégicas.


4) Proteja-se contra vazamentos de dados por parte de colaboradores ou terceiros:


Um estudo mostrou que o custo envolvendo vazamentos de dados, apenas nos EUA somou quase 700 bilhões de dólares em 2018. E o maior percentual, em termos do tipo de ataque, é justamente aquele que se refere ao acesso não autorizado (34,2%). Ou seja, o uso de senhas pessoais de forma indevida é o maior causador de prejuízos. Você e sua empresa já se protegem contra esses ataques?

Nós da A2F trabalhamos com uma ferramenta que faz a gestão das senhas de alto privilégio e impede que impede que pessoas tenham senhas e acessos inadequados. Isso garante a proteção tanto da empresa quanto do colaborador!


5) Realize backups diários ou semanais:


O backup (ou cópia de segurança) é um procedimento indispensável para o funcionamento da empresa nos tempos atuais. Imagine se ocorre algum tipo de pane no seu ambiente (que pode ser tanto na parte do hardware quanto do software) e você está sem backup, o que você faz?

Mande uma mensagem para nós para entendermos juntos como está o processo de backup da sua empresa: fazemos essa avaliação e todos os possíveis ajustes!


6) Crie senhas fortes para seus dispositivos:


Também é importante o controle dos seus endpoints. Especialmente agora, que o trabalho está sendo prioritariamente de forma remota e os dados estão circulando em dispositivos é importante controlar pen drives, celulares, tablets e computadores e aplicar políticas de bloqueio em seus dispositivos. Dessa forma, você evita que qualquer tipo de ataque possa atingir o negócio.

Se você ainda não tem essas políticas de gerenciamento de endpoint definidas e implantadas, podemos ajuda-lo com isso.


7) Utilize autenticação de dois fatores:


Trata-se de uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira forma – em geral – é a sua senha. O segundo fator pode ser qualquer coisa, dependendo do serviço. Pode ser um código a ser enviado por sms ou e-mail, ou pode ser um pen drive, entre outras coisas.

Isso adiciona uma camada extra de segurança às senhas e é simples de implementar.


8) Controle o acesso dos usuários à rede:


A A2F trabalha com soluções para visibilidade, controle de admissão e gestão de risco para dispositivos tradicionais ou BYOD (Bring Your Own Device, ou em português, traga seu próprio dispositivo). O conceito do BYOD apareceu com a explosão do mundo mobile: a ideia é dar liberdade ao funcionário para que ele possa usar seus próprios aparelhos para acessar os dados da empresa. Isso é muito conveniente, mas pode trazer questões de segurança.

É necessário melhorar o gerenciamento dos dispositivos que precisam de acesso à rede, com análise de postura e remediação em tempo real. Como você e sua empresa estão se organizando para esses acessos vindos desses dispositivos? Vamos conversar sobre como melhorar esses controles?


9) Utilize criptografia dos seus dispositivos:


Onde quer que os dados confidenciais sejam armazenados, eles devem ser protegidos contra acesso não autorizado. Sem criptografia, os hackers conseguirão acessar qualquer coisa que esteja guardada na máquina incluindo fotos, e-mails, documentos. Por isso é muito importante ativar essa criptografia dos equipamentos que acessam a rede corporativa.

Também é importante fazer uso aplicativos de mensagens criptografadas ao compartilhar informações confidenciais, para que se elas forem interceptadas no envio, os dados estejam protegidos.

A A2F trabalha com ferramentas de criptografia de dados e pode ajudar você a entregar mais essa camada de segurança para a sua empresa.


10) Mantenha seus dispositivos atualizados, evitando assim que os hackers os acessem:


Mantenha seu equipamento e seus aplicativos atualizados. Pode parecer básico, mas manter o software do telefone e os aplicativos que você baixou atualizados é algo que muitos de nós simplesmente esquecemos de fazer. No entanto, as constantes atualizações de segurança são fundamentais para impedir a ação de invasores que esperam apenas surgir uma brecha para invadir, explorar e até controlar o seu dispositivo.

A A2F trabalha com ferramentas de gestão de vulnerabilidades, que permitem descobrir se existe alguma questão no seu ambiente e pode ajuda-lo também a definir e colocar no ar as políticas de atualização de softwares para manter sua empresa protegida.

Como você e sua empresa estão com relação a todas essas recomendações de segurança?

Se quiser bater um papo e traçar um caminho para ter mais segurança e proteção para seu ambiente, mande uma mensagem que iremos te ajudar.

18 visualizações

A2F

Tel. +55 (11) 5508-1111

Tel. +55 (11) 98155-9500

Rua Jaceru, 384, Cj 905

CEP: 04705-000 - Brooklin

São Paulo/SP - Brasil

Conecte-se

Oportunidades

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram